quinta-feira, 22 de março de 2012

I REUNIÃO TEMÁTICA DO REDESENHO DO PROGRAMA CULTURA VIVA







                   PREZAD@SPARCEIR@SDO PROGRAMA CULTURA VIVA

COMO É DO CONHECIMENTO DE TOD@S, FORAM INICIADAS AS ATIVIDADES DO REDESENHO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JUNTO AO MinC/IPEA, NUM CRONOGRAMA COM PREVISÃO DE ENCERRAMENTO PARA AGOSTO DE 2012.
FORAM APRESENTADAS 20 QUESTÕES PARA SEREM RESPONDIDAS PELOS PCs NESTA FASE INICIAL, DESTAS 20 QUESTÕES FOI SOLICITADA A SISTEMATIZAÇÃO DAS RESPOSTAS DE 06 DAS QUESTÕES PARA ESSA I REUNIÃO TEMÁTICA QUE ACONTECE DE 26 A 27 DE MARÇO DE 2012, EM BRASÍLIA. CONFORME PROGRAMAÇÃO (abaixo copiada), METODOLOGIA APRESENTADA (Em anexo).
O GRUPO DE TRABALHO DA CNPdC NO REDESENHO, FORMADO POR 05 MEMBROS TITULARES, 05 SUPLENTES E COLABORADORES DOS MOVIMENTO NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA VEM, ATRAVÉS DESTE, APRESENTAR PARA AQUELES QUE SE DISPUSERAM A PARTICIPAR ATIVAMENTE DESTE DESAFIO DE BUSCAR INCESSANTEMENTE SOLUÇÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA, E DO SEU CONCEITO DE AUTONOMIA, PROTAGONISMO E EMPODERAMENTO, A SISTEMATIZAÇÃO POR REGIÃO, DESSA PRIMEIRA ETAPA DO DIÁLOGO VIRTUAL, E SOLICITAR A CONTRIBUIÇÃO DE TOD@S NA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA NO QUE SERÁ A PROPOSTA DO MOVIMENTO NACIONAL DOS PCs, NESTE REDESENHO, RESPONDENDO A ESSAS QUESTÕES, A LUZ DAS SUAS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS E, DO QUE FOI SINALIZADO PELOS PONTOS QUE RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO:
12 Na sua opinião, qual o salto de qualidade que o Programa precisa dar para atender melhor aos seus propósitos?
13 Quais são as principais ações que podem facilitar o processo de conveniamento?
14 Que ações os pontos/pontões e a SCC precisam aprimorar para cumprimento das exigências da prestação de contas com efetividade?
15 Quais os momentos das atividades desenvolvidas pelos pontos/pontões que devem ser registrados para auxiliar na prestação de contas? Que modelos podemos construir para tal registro?
16 Que ações a Secretaria poderia adotar no sentido de facilitar os fluxos burocráticos em relação aos Pontos e Pontões?
17 Que ações podemos construir para dar um salto de qualidade na atuação Pontos X Pontões e vice-versa?
A EQUIPE DO IPEA COMUNICOU AINDA QUE, EMBORA NÃO TENHA RECURSOS PARA ESSA DESPESA, SERÁ PERMITIDO O ACESSO DE UMA EQUIPE DE COBERTURA DA CNPdC NA REUNIÃO TEMÁTICA, DESDE QUE ENVIADOS OS NOMES COM ANTECEDÊNCIA PARA AS DEVIDAS AUTORIZAÇÕES. ASSIM SENDO, SOLICITAMOS A ALGUMA EQUIPE DE PONTO DE CULTURA DO DF E/OU REGIÃO, QUE POSSA NOS AUXILIAR NA QUESTÃO DO STREAM E DO REGISTRO AUDIOVISUAL DA ATIVIDADE.

AGRADECEMOS AOS PONTEIR@S QUE CONSEGUIRAM SUPERAR O DESÂNIMO E A DECEPÇÃO CAUSADAS PELAS SEGUIDAS NOTÍCIAS DE CANCELAMENTOS DE EDITAIS E DE CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, E TEM ENVIADO SUAS CONTRIBUIÇÕES E MENSAGENS DE CONFIANÇA E DE OTIMISMO AO GT, LEMBRANDO NOSSO PAPEL DE REPRESENTANTES DO MOVIMENTO NACIONAL DOS PONTOS, PONTINHOS E PONTÕES DE CULTURA.
CONTAMOS COM SUA CONTRIBUIÇÃO EM MAIS ESSA ETAPA, QUE APENAS SE INCIA, DA LUTA PELA CIDADANIA CULTURAL NO BRASIL.

* SEGUE EM ANEXO A SISTEMATIZAÇÃO POR REGIÃO E MAIS DOCUMENTOS PARA REGISTRO E CONSULTA, ABAIXO COPIADO A PROGRAMAÇÃO DO I REUNIÃO TEMÁTICA
--
I Reunião Temática
Redesenho Do Programa Cultura Viva
1.1 Objetivo Geral desta reunião
Iniciar o Redesenho do Programa Cultura Viva à partir de alguns dos principais desafios identificados
nas pesquisas do IPEA (2010 e 2012). Conveniamento, Prestação de contas; Rede e Atuação da
Secretaria
1.2 Local e Horário
O evento será realizado no Edifício Parque da Cidade, 12o. andar, entre os dias 26 e 27 de Março
nos horários das 09hs ás 13hs e das 14h30 ás 18h30
1.3 Participantes
Cerca de 40 pessoas, integrantes do Grupo de Trabalho, participarão das Reuniões Temáticas. Serão disponibilizadas 05 mesas com 08 lugares em cada mesa de trabalho. A distribuição dos participantes nos GTs será previamente definida com critérios que contribuam para melhor desempenho das equipes.
1.4 Programação
Momento 01
Abertura do Evento
Apresentação do processo de Redesenho do programa montado pela Secretaria em parceria com IPEA
Apresentação da Linha do Tempo do Programa desde sua criação
Identificação dos principais pontos de atuação para Redesenho do Programa;
Momento 02
Identificação das ações de melhoria do fluxo no processo de conveniamento;
Identificação de ações que possam contribuir para a melhoria dos fluxos de procedimentos da Secretaria em relação aos pontos e pontões;
Identificação de ações de melhoria do processo de prestação de contas
Pactuar marcos e formatos de registros necessários para prestação de contas
Momento 03
Identificação de ações que qualifiquem os papéis dos pontões em relação aos pontos e vice versa
Identificação, no contexto, das principais instâncias de atuação da rede.
Momento 04
Pactuação de compromissos
Avaliação do evento
Equipe IPEA Redesenho Cultura Viva
Frederico Barbosa, Gloria de Oliveira, Valéria Labrea, Sumaya Dounis, Mariana Oliveira.
***
SEGUIMOS SEMPRE TENTANDO...
Talvez um dia nossos sonhos se realizem, ou talvez não... Mas não podemos deixar de sonhar...
Talvez um dia conheçamos pessoas incríveis que nunca mais sairão de nossos corações e pensamentos, ou talvez não... Mas não podemos deixar de lembrar...
Talvez um dia alguém que você ama muito te deixe, e você poderá encontrá-la novamente no futuro, para que sejam novamente felizes, ou talvez não... Mas não podemos deixar de amar...
Talvez possamos ter um dia tão feliz, que jamais o esqueçamos e rezaremos para que tenhamos outro igual, ou talvez não... Mas não podemos deixar de sorrir...
Talvez possamos ter um dia tão triste, que rezaríamos muito para Deus tirá-lo de nossos pensamentos, mas isso infelizmente Ele não pode fazer, pois faz parte de nosso aprendizado, ou talvez não... Mas não podemos deixar de rezar...
Talvez um dia você acredite piamente em algo e depois descubra que infelizmente você estava errado ou esse algo não exista, ou talvez não... Mas não podemos deixar de acreditar...
Talvez um dia consigamos ter uma vida tranquila, um bom emprego, dinheiro para gastar com a família e amigos, um lugar aconchegante, um bom carro, ou talvez não... Mas não podemos deixar de tentar...
Talvez um dia tenhamos a Cultura como eixo norteador das políticas públicas, com ações reais que garantam o registro, a promoção e a cidadania dos Povos Tradicionais, dos Mestres dos saberes e fazeres e dos Grupos da Cultura Popular Brasileira, ou talvez não...Mas não podemos deixar de lutar...
(Cultura Popular)

terça-feira, 20 de março de 2012

PAÍS RICO É PAÍS COM CULTURA VIVA

#culturavivaja, #culturavivaja, #culturavivaja, #culturavivaja, #culturavivaja, #culturavivaja, #culturavivaja,

sábado, 10 de março de 2012

COMISSÃO DOS PONTOS DE CULTURA DA BAHIA REUNIU-SE EM SALVADOR


A COMISSÃO ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA DA BAHIA, REUNIU-SE NOS DIAS 07 E 08 DE MARÇO DE 2012, NO CENTRO DE CULTURA DA CÂMARA MUNICIPAL, EM SALVADOR. NA PAUTA, ANÁLISE DE CONJUNTURA POLÍTICA ESTADUAL E NACIONAL, TEIA BA 2012 E A PARTICIPAÇÃO DOS PONTOS DE CULTURA DA BAHIA NO REDESENHO DO PROGRAMA CULTURA VIVA, PROCESSO JÁ INICIADO PELO MinC/IPEA, COM A PARTICIPAÇÃO DA CNPdC E COM CRONOGRAMA PARA 06 MESES DE ATIVIDADES, COM PROPOSTAS DE  DIÁLOGOS VIRTUAIS COMPOSTOS POR QUESTIONÁRIOS VIRTUAIS RESPONDIDOS PELOS PONTOS E DOIS SEMINÁRIOS, COM AMPLA PARTICIPAÇÃO POPULAR.

COMPARECEU NO DIA 07 DE MARÇO O PEDRO JATOBÁ, COORDENADOR DO PORTAL ITEIA, QUE ACEITOU NOSSO CONVITE EM ESTABELECER UMA PARCERIA PARA O REGISTRO, A MOBILIZAÇÃO E A DIVULGAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS PONTOS DE CULTURA DO NORDESTE NO REDESENHO, LOGO ESTAREMOS ENVIANDO MAIS INFORMAÇÕES, DIRETAMENTE DO PORTAL ITEIA.

ACEITANDO O CONVITE DA COMISSÃO ESTADUAL, COMPARECERAM NO DIA 08 AS SENHORAS GLEISE OLIVEIRA /SECULT/BA E DANIELA MATOS, ATUAL COORDENADORA DO PROGRAMA PONTOS DE CULTURA DA BAHIA, SUBSTITUINDO RENATA CAMAROTTI. A NOVA COORDENADORA CONFIRMOU A PARCERIA DA SECULT/BA NA TAREFA DO REDESENHO DO PROGRAMA CULTURA VIVA E TAMBÉM A CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA DE TRABALHO PARA 2012, JUNTO A COMISSÃO ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA DA BAHIA. FICAMOS AGUARDANDO O AGENDAMENTO DA NOVA DATA PARA O ENCONTRO DAS REDES DA SECULT/BA E A OPORTUNIDADE EM CONHECER A NOVA SUPERINTENDENTE, A SENHORA TAIANE FERNANDES.

VALE RESSALTAR UM FATO HISTÓRICO, ACONTECEU TAMBÉM NO DIA 08 DE MARÇO DE 2012, A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO DE UM PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA DA BAHIA, NUMA REUNIÃO DA COMISSÃO ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA, O SR. MÁRCIO CAIRES, ELEITO NA NOITE ANTERIOR, NOSSO PARCEIRO DA AÇÃO GRIÔ NACIONAL, NOS HONROU COM SUA PRESENÇA SEMPRE AMIGA E SUA COLABORAÇÃO COM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA E SOLIDÁRIA.

MUITO NOS ALEGRA O RECONHECIMENTO DO "FAZEDOR CULTURAL", REPRESENTA NOSSOS MESTRES OCUPANDO ESPAÇOS NUNCA DANTES OCUPADOS POR NÓS, PONTOS DE CULTURA.

BOA SORTE AO VELHO GRIÔ!

VIVA A CULTURA VIVA!

Arquivo do blog