domingo, 30 de junho de 2013

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE ITABUNA - BA



Com o tema "Desafios do Sistema Municipal de Cultura foi convocada a III Conferência Municipal de Cultura de Itabuna - BA/III CMCI,  mais uma das muitas conferências que estão sendo realizadas em todo o país, esta se propõe a promover a discussão entre o poder público e a comunidade itabunense sobre a criação do seu Sistema Municipal de Cultura/SMC.

A proposta do Sistema Municipal de Cultura de Itabuna fundamenta-se numa minuta elaborada pelo Fórum de Cultura Itabunense e apresentada ao poder público. Esse documento pretende concentrar a experiência dos agentes culturais, da classe artística, dos grupos identitários, dos agentes públicos e de toda a sociedade itabunense na criação e aprovação de um documento que contemple os anseios e os direitos com relação as políticas públicas de cultura no município.

Durante a Conferência será proposto a criação de Grupos de Trabalho que terão um prazo de dois meses para a elaboração de um Regimento Interno e eleição de seus Representantes no futuro Conselho Municipal de Cultura que deverá tomar posse no mês de setembro no Seminário Municipal de Cultura de Itabuna.


Algumas questões para reflexão:

Minimo de 1% do orçamento municipal para cultura

Quem produz cultura é o povo e não o Estado, o Estado registra, promove, fomenta, incentiva, premia, certifica, forma, qualifica, mapeia...

A não ser a proposta do Sistema Municipal de Cultura, não se percebe outras propostas da I ou da II Conferência Municipal de Cultura sendo implementadas, mas essa informação só saberemos  conferindo, segue o convite e acessem os documentos da III CMCI e do sistema Municipal de Cultura no Site da FICC.

Conselho paritário e Secretário Presidente de Conselho é falta de respeito com a participação social e negligência ao controle social.

O Conselho Municipal é o espaço da gestão compartilhada, uma política de Estado, uma conquista da sociedade civil organizada que precisa avançar.

Bem, esses são os planos, mas qual a sua opinião quanto a tudo isso ?

Contamos com sua ajuda na divulgação deste evento pois  precisamos mobilizar os agentes, artistas, arte educadores e demais profissionais de cultura para a participação social.

Itabunense, é hora de conferir a política pública de cultura de seu município


ACESSE O BLOG DA CONFERÊNCIA

!


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Reunião dos Colegiados Setoriais de Culturas Afro Brasileiras e Culturas Populares/CNPC/MinC

Prezad@s Parceir@s da Cultura Viva do Brasil

Segue os links de vídeos da mesa de abertura da reunião dos Colegiados Setoriais de Culturas Afro Brasileiras e Culturas Populares/CNPC/MinC, realizada no dia 19 de junho de 2013, Brasília-DF.





Vale a pena conferir!!!

Lula D

Arquivo do blog