sexta-feira, 27 de setembro de 2013

REALIZADA CONFERÊNCIA LIVRE DE CULTURAS AFRO BRASILEIRAS NA CIDADE DE ITABUNA -BA

Foto: Ari Rodrigues

A Conferência Livre de Culturas Afro brasileiras em Itabuna foi realizada no dia 15 de setembro de 2013, das 14:00 às 17:00, no Teatro Sala Zélia Lessa, Centro - Itabuna - BA.

Convocada pelo Colegiado Setorial de Culturas Afro Brasileiras -BA/CNPC e pelo Grupo de Trabalho de criação do Colegiado Setorial de Culturas Afro Brasileiras/CMPC/Itabuna, em atendimento a convocação feita pelo Colegiado Setorial de Culturas Afro Brasileiras/CNPC/MinC.

A Mobilização dos agentes se deu por meio virtual, por e-mails, Blogs e Redes Sociais, em programas de rádio AM e em contato por telefone. A atividade contou com as presenças de 20 Agentes culturais e lideranças de Matriz Africana e de Povos de Terreiro.


GRUPOS CULTURAIS REPRESENTADOS:

 Ilè Axé Oyá Funké / Associação do Culto Afro Itabunense 
 Ilè Axé Ijexá Orixá Olufòn / Associação Santa Cruz do Ijexá
 Ilè Axé Iyá Omi
 Ilè Ase Ijobá T"osumarè-Yewá (Associação Arco-Iris)
Ilè Axé Ijexá Omin Odé
Ilè Axé Ijexá Ejó Aranfejú
Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense
Grupo de Percussão e Dança Afro Encantarte

A METODOLOGIA utilizada foi uma análise de conjuntura da política cultural federal, seguida da discussão da RELAÇÃO ENTRE OS EIXOS TEMÁTICOS DA  III CNC E AS METAS DO PNC. Documento enviado  pelo MinC a  fim de contribuir com os debates das Conferências Estaduais de Cultura e dar consequência à Recomendação nº 01 de 23/08/13 do Comitê Executivo da 3ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), o Ministério da Cultura apresenta  um estudo que correlaciona as metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) aos eixos temáticos da 3ª CNC. A decisão nº 01 do Comitê Executivo Nacional recomenda aos Estados que encaminhem para a Conferência Nacional de Cultura propostas que contribuam para o alcance do PNC, sendo 4 (quatro) por eixo temático e, preferencialmente, 1 (uma) por subeixo. A Recomendação leva em conta o fato de que está prevista uma revisão do Plano Nacional de Cultura após 4 anos de vigência da lei que o instituiu (Lei nº 12.343 de 2010) e para a qual a Conferência Nacional de Cultura de 2013 poderá aportar valiosa contribuição.


As propostas foram definidas como PROPOSTAS PRIORITÁRIAS, destacadas em vermelho e PROPOSTAS IMPORTANTES, destacadas em verde

EIXO 1: IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA 
• Meta 1. Sistema Nacional de Cultura institucionalizado e implementado, com 100% das Unidades da Federação (UF) e 100% dos municípios com sistemas de cultura institucionalizados e implementados.
• Meta 50. 10% do Fundo Social do Pré‐Sal para a cultura. 
EIXO 2 : PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL 
• Meta 40.Disponibilização na internet dos seguintes conteúdos, que estejam em domínio público ou licenciados: 100% das obras audiovisuais do Centro Técnico do Audiovisual(CTAv) e da Cinemateca Brasileira; 100% do acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB); 100% dos inventários e das ações de reconhecimento realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); 100% das obras de autores brasileiros do acervo da Fundação Biblioteca Nacional (FBN); 100% do acervo iconográfico,sonoro e audiovisual do Centro de Documentação da Fundação Nacional das Artes (Cedoc/Funarte)
.• Meta 3. Cartografia da diversidade das expressões culturais realizada em todo o território brasileiro.
• Meta 44. Participação da produção audiovisual independente brasileira na programação dos canais de televisão: 25% nos canais da TV aberta e 20% nos canais da TV por assinatura. 
• Meta 12. 100% das escolas públicas de Educação básica e profissional coma disciplina de Arte no currículo escolar regular com ênfase em cultura brasileira, linguagens artísticas e patrimônio cultural.
EIXO 3: CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS
• Meta 32. 100% dos municípios brasileiros com ao menos uma biblioteca pública em funcionamento. 
 Meta 23. 15mil Pontos de Cultura em funcionamento, compartilhados entre o governo federal, as Unidades da Federação (UF) e os municípios integrantes do Sistema Nacional de Cultura (SNC). 
• Meta 6. 50% dos povos e comunidades tradicionais e grupos de culturas populares que estiverem cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais(SNIIC) atendidos por ações de promoção da diversidade cultural.
EIXO 4: CULTURA E DESENVOLVIMENTO
 Meta 53. 4,5% de participação do setor cultural brasileiro no Produto Interno Bruto (PIB).
 Meta 38. Instituição pública federal de promoção e regulação de direitos autorais implantada.
• Meta 39. Sistema unificado de registro público de obras intelectuais protegidas pelo direito de autor implantado.

ACESSE NOTÍCIAS DO EVENTO:


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CONFERÊNCIA LIVRE DE CULTURAS AFRO BRASILEIRAS - ITABUNA

                                                                             
                                                                        CONVOCAÇÃO

O Colegiado de Culturas Afro-brasileiras do CNPC/ MinC, indica a realização de Conferências Livre de Culturas Afro-brasileiras em todos os lugares onde for possível reunir um grupo de agentes culturais até o dia 29 de setembro para debater e propor diretrizes para a política cultural pública para as culturas aro-brasileiras, e solicita que os resultados sejam cadastrados nesta plataforma até 27 de setembro, cuja sistematização vai subsidiar as ações e contribuir para o plano nacional setorial de culturas afro-brasileiras.

O tema geral da III Conferência Nacional de Cultura é “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”, dividido em 4 eixos temáticos:


I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA - Foco: Impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União, Estados/Distrito Federal e Municípios).
1 - Marcos Legais, Participação e Controle Social e Funcionamento dos Sistemas Municipais, Estaduais/Distrito Federal e Setoriais de Cultura, de acordo com os Princípios Constitucionais do SNC;
2 - Qualificação da Gestão Cultural: Desenvolvimento e Implementação de Planos Territoriais e Setoriais de Cultura e Formação de Gestores, Governamentais e Não Governamentais, e Conselheiros de Cultura;
3 - Fortalecimento e Operacionalização dos Sistemas de Financiamento Público da Cultura: Orçamentos Públicos, Fundos de Cultura e Incentivos Fiscais;
4 - Sistemas de Informação Cultural e Governança Colaborativa.

II - PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL - Foco: O fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.
1 - Criação, Produção, preservação, intercâmbio e circulação de Bens Artísticos e Culturais;
2 - Educação e Formação Artística e Cultural;
3 - Democratização da Comunicação e Cultura Digital;
4 - Valorização do Patrimônio Cultural e Proteção aos Conhecimentos dos Povos e Comunidades Tradicionais.

III - CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS - Foco: Garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial.
1 - Democratização e Ampliação do Acesso à Cultura e Descentralização da Rede de Equipamentos, Serviços e Espaços Culturais, em conformidade com as convenções e acordos internacionais;
2 - Diversidade Cultural, Acessibilidade e Tecnologias Sociais;
3 - Valorização e Fomento das Iniciativas Culturais Locais e Articulação em Rede;
4 - Formação para a Diversidade, Proteção e Salvaguarda do Direito à Memória e Identidades.

IV - CULTURA E DESENVOLVIMENTO - Foco: Economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.
1 - Institucionalização de Territórios Criativos e Valorização do Patrimônio Cultural em Destinos Turísticos Brasileiros para o Desenvolvimento Local e Regional;
2 - Qualificação em Gestão, Fomento Financeiro e Promoção de Bens e Serviços Criativos Nacionais no Brasil e no Exterior;
3 - Fomento à Criação/Produção, Difusão/Distribuição/Comercialização e Consumo/Fruição de Bens e Serviços Criativos, tendo como base as Dimensões (Econômica, Social, Ambiental e Cultural) da Sustentabilidade;
4 - Direitos Autorais e Conexos, Aperfeiçoamento dos Marcos Legais Existentes e Criação de Arcabouço Legal para a Dinamização da Economia Criativa Brasileira.

As Conferências livres poderão ser promovidas e organizadas pelos mais variados âmbitos da sociedade civil e do poder público e ficarão sob a responsabilidade dos segmentos e entidades que as convocarem. Terão caráter de mobilização, não elegerão delegados, mas poderão contribuir com proposições para a 3ª Conferência Nacional de Cultura

SERVIÇO:

O QUE: CONFERÊNCIA LIVRE DE CULTURAS AFRO BRASILEIRAS
QUANDO: 15/09/2013   HORÁRIO: DAS 14:00 ÀS 18:00
ONDE: TEATRO SALA ZÉLIA LESSA - CENTRO - ITABUNA-BA
QUEM: AGENTES, GESTORES, EMPREENDEDORES, ATIVISTAS, EDUCADORES,  LIDERANÇAS E POVOS TRADICIONAIS DE CULTURAS AFRO BRASILEIRAS.

COMISSÃO ORGANIZADORA: 
COLEGIADO SETORIAL DE CULTURAS AFRO BRASILEIRAS/CNPC/MinC
GT DE CRIAÇÃO DO COLEGIADO SETORIAL DE CULTURAS AFRO BRASILEIRAS - CMPC - ITABUNA

CONTATOS:
LULA DANTAS
73 3612 0175 / 73 9111 7096
acaipontodecultura@gmail.com
FACEBOOK: REDE COLEGIADO SETORIAL DE CULTURA AFRO BRASILEIRA - BA


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

DIA 2013 - ITABUNA-BA

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO 2013

PONTO DE CULTURA ASSOCIAÇÃO DO CULTO AFRO ITABUNENSE/CINECLUBE PRAÇA DE IRÒKO

DIA 28/10/2013                     19:30

RUA INGLATERRA, 497, BARRACÃO. BAIRRO SÃO JUDAS TADEU. ITABUNA-BA. CEP:45605 125

COORDENADOR LOCAL: LULA DANTAS
CONTATOS: 73 3612 0175 / 73 9111 7096
acaipontodecultura@gmail.com
http://acaiba.blogspot.com

http://www.youtube.com/watch?v=daxHGWrdK5Q 

UM POEMA EM CADA ÁRVORE 2013 - ITABUNA -BA

Dia 21 de setembro de 2013 será realizado o Um poema em cada árvore (MobilizaçãoNacional), quando acontecerá em diversas cidades brasileiras uma edição simultânea do Um poema em cada árvore - iniciativa de incentivo à leitura que utiliza as árvores como suporte de leitura.

No dia em que se comemora o Dia da árvore, uma rede poetas, educadores, agentes culturais e sociais estarão mobilizados em levar a poesia aonde o povo está.

Em 2012 o Um poema cada árvore (Mobilização Nacional) aconteceu em 84 cidades brasileiras. Conheça o Histórico do Projeto UM POEMA EM CADA ÁRVORE e a MOBILIZAÇÃO NACIONAL 2013, acessando o  SITE DO INSTITUTO PSIA, responsável pela ação.

Convocamos os Poetas Grapiúnas à enviarem poesias com o Tema coerente com o Projeto UM POEMA EM CADA ÁRVORE! Em Itabuna-Ba a Coordenação Local é do Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense. As poesias devem ser enviados ao e-mail acaipontodecultura@gmail.com, até o dia 10 de setembro de 2013.

Contatos Ponto de Cultura ACAI
Coordenador Local: Lula Dantas
73 3612 0175
73 9111 7096





Segue abaixo algumas orientações em consonância com o Edital acordado por todos os Articuladores Locais no ato da inscrição:
                                                                                    
·  A ação Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) deverá ocorrer obrigatoriamente no Dia da Árvore (21 de setembro de 2012).
·  A ação será composta de até 25 poemas de poetas locais, selecionados pelo Articulador Local.
·   O Articulador Local poderá fazer a seleção dos poemas da maneira que julgar melhor (por edital próprio, convite, gosto pessoal, concurso, convocatória, poemas de estudantes)
·   É importante que cada poema digitado caiba em apenas uma folha de papel A4 (quanto menor o poema mais adequado fica ao formato da ação,no entanto, não há impedimento para poemas maiores, desde que caibam em uma folha de papel A4 quando digitados em fonte arial tamanho 16).

Arquivo do blog