quarta-feira, 9 de agosto de 2017

UM POEMA EM CADA ÁRVORE ITABUNA 2017


O Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada mensalmente desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, que utiliza as árvores como forma de convidar as pessoas ao mundo da leitura, pendurando mensalmente poemas de poetas contemporâneos nos oitis valadarenses.

Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa possui uma característica pioneira e de fácil replicação que se propõe à construção de novos espaços de fruição poética, ampliação do acesso da população à poesia e divulgação do trabalho de poetas contemporâneos para novos públicos.
O Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas premiadas no Prêmio Vivaleitura 2011 e 2014, concedida pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos e em 2015 foi selecionada no Prêmio Todos Por Um Brasil de Leitores (Ministério da Cultura).
Através de uma Mobilização Nacional realizada em 21 de setembro dos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015 o Um poema em cada árvore foi  realizado em 140 cidades das 5 regiões do país, por meio de uma Mobilização Nacional constituída de uma rede de poetas, educadores, agentes culturais e sociais, instituições e estudantes voluntariamente mobilizados em levar a poesia aonde o povo está.
Pelo quinto ano o Um poema em cada árvore será realizado em diversas cidades brasileiras, constituindo assim uma rede de cidadãos mobilizados em fomentar ainda mais as intenções do projeto no que refere à conquista de novos espaços de fruição poética, ampliação do acesso da população à poesia, divulgação do trabalho de poetas desconhecidos do grande público e elevação dos índices de leitura em nosso país.

Em Itabuna, será realizado pelo Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense e Projeto Letras Que Voam - Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC, você pode participar enviando uma poesia com a temática sobre o meio ambiente até o dia 15 de setembro de 2017, para o e-mail do Ponto de Cultura, informado abaixo e comparecendo no dia 21 de setembro, na Praça Olinto Leone a partir das 14 horas.

#Poesia #Leitura #MeioAmbiente #DiaDaÁrvore #RioCachoeira #Sustentabilidade #Cidadania #Livro #Literatura #CulturaViva #PovosTradicionaisDeMatrizAfricana #PontosDeCultura #Cultura #ExposiçãoPoética

Venha fazer parte dessa Rede!!!

Serviço:
21 de Setembro de 2017 A partir das 14 horas
Praça Olinto Leone - Centro - Itabuna

Exposição Poética
Exposição dos poemas enviados
Palco Livre para Declamação
Espaço de Leitura

Contatos:

Ponto de Cultura ACAI
Lula Dantas
acaiba.blogspot.com.br
acaipontodecultura@gmail.com     


Resultado de imagem para letras que voam
 Letras Que Voam
 Genny Xavier
 www.ficc.com.br
letrasquevoam@gmail.com



Leia o Edital
Edital 2017 AQUI
Instituto Psia
Marcelo Rocha
contato@institutopsia.org




Nenhum comentário:

Arquivo do blog